Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de junho de 2015

Se mashups é "misturar, então vamos "mashupear"!



Eu já fazia mashups e não sabia!

O termo, a princípio, designa um gênero musical híbrido, ou seja, uma música criada a partir de elementos e bases sonoras de outras músicas, sobrepondo, por exemplo, a base vocal de uma com a instrumental da outra.

É claro que o termo se difunde pela internet e atualmente dá conta da colcha de retalhos (misturas) em que viraram muitos sites e apps pela internet. A partir do acesso a um único site, este se conecta com uma vasta rede de informação, disponibilizando a você conteúdos diversos relacionados com a sua busca.

Pensando em exemplos de mashups (e já pensando nas férias!), lembrei-me de um site que uso com regularidade, o Booking (www.booking.com), site de reserva de hotéis mais conhecido.

Fiz o print de algumas telas do site só para demonstrar essa mistura de informações que são encontradas quando de uma simples busca para hospedagem em Paris, por exemplo.


Observem que o site dá o nome do hotel, a classificação, o endereço, o acesso ao metrô de Paris, a pesquisa de satisfação dos hóspedes que já ficaram nesse hotel etc.



Abrindo o link "Visualizar mapa", (marcado em vermelho) abre-se uma janela que utiliza informações do Google Maps. Veja:

Em destaque, vermelho, a marcação da referência: "Dados cartográficos 2015 Google Maps"


Após reservado o hotel, ou, pelo menos vistas algumas informações sobre a cidade a ser visitada, o site disponibiliza, na mesma janela, um guia com as principais informações sobre a cidade (marquei em vermelho também): a Île de France é um termo para designar a Região Parisiense. marquem que o site "sugere" passeios pela Promenade Plantée, um caminho verde e lindo - antiga linha de metrô desativada -, ou ir até o Mercado de Pulgas de São Ouen - uma feira que remonta aos tempos medievais.


É interessante atentar para a característica de mashups do Booking, pois até hoje não tinha parado para pensar no assunto. Agregar muitas informações em um único endereço virtual facilita muito e enriquece de detalhes uma simples pergunta feita a um buscador da internet.

Bom, é isso...

Não deixem de comentar o post acima!





5 comentários:

  1. Gostei muito do seu textos e como você exemplificou o que é mashup !

    ResponderExcluir
  2. oi Elci! Também descobri que já sabia que existia o mashup, mas não tinha sido apresentada formalmente rsrs
    Agora consegui entender porque fico recebendo um monte de informações sobre destinos, passagens e hoteis depois que uso os sites de reservas :P
    realmente eu nada sei rsrs
    abs

    ResponderExcluir
  3. Adorei o verbo "mashupear"!! rsrsrs
    Eu não tinha pensado ainda no Booking como um mashup! Surpreendente! Muito legal o seu post! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Cara, pior que é! Eu não me lembrava do booking.com! Ótimo texto!!!

    ResponderExcluir
  5. Confesso que num primeiro momento tomei um susto com a expressão "mashupear", mas foi muito boa a sacada!
    Parabéns.

    ResponderExcluir