Total de visualizações de página

domingo, 28 de junho de 2015

Tecnofazendo???

Fazendo o quê? Tecnologia?



Bom, se pensarmos que a tecnologia é algo quase inerente ao ser humano, por conta da facilidade e da multiplicidade de conexões estabelecidas nas diversas redes às quais estamos conectados, este blog está sendo criado com o objetivo de falar um pouco sobre o assunto.

Falar só, não! Tentar e testar essas conexões...

Somos passageiros nesse grande navio digital chamado Planeta Terra! É claro que, às vezes (só?), ficamos completamente fora do ar quando nossos créditos acabam e a franquia de internet do plano do seu smart atinge o limite... Rezamos para encontrar um wi-fi disponível e com a santa caridade do sinal aberto!!

Brincadeiras à parte, a tecnologia invadiu as salas de aula e vieram para ficar. É tolice o professor ainda brigar com os alunos e perder um tempão da aula falando sobre celular. Por que não o utiliza em sala? A escola proíbe ou o professor simplesmente não consegue encontrar um uso pedagógico para aquele santo aparelhinho que tanto nos irrita?

Sou aluno da pós-graduação em Educação e Tecnologia da Universidade Veiga de Almeida justamente para encontrar algumas dessas respostas. Não somente para o celular, mas também para o tablet, as redes sociais, os podcasts (me amarrei nisso!), os fóruns etc. 

Nosso aluno, filho da Geração Z, os chamados nativos digitais, trazem consigo a capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo, de estabelecer várias "conexões" enquanto está, por exemplo, estudando para a prova do dia seguinte. São adolescentes que segundo a Veja: "sentem-se à vontade quando ligam ao mesmo tempo a televisão, o rádio, o telefone, música e internet. Outra característica essencial dessa geração é o conceito de mundo que possui, desapegado das fronteiras geográficas. Para eles, a globalização não foi um valor adquirido no meio da vida a um custo elevado. Aprenderam a conviver com ela já na infância. Como informação não lhes falta, estão um passo à frente dos mais velhos, concentrados em adaptar-se aos novos tempos". Texto na íntegra disponível para consulta em: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/jovens/apresentacao.html. 

Acredito que essa "volta aos bancos" da Universidade me ajudará muito a entender e trabalhar com essa geração sem conflitos, aproveitando o grande potencial que eles possuem!

5 comentários:

  1. Muito bom o tom descontraído da postagem. Boa sorte na empreitada !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKK!!!! Valeu Luciano... Estamos juntos nessa barcaça...

      Grande abraço!!!

      Excluir
  2. Parabéns pelo blog e pelo post! Concordo com você, estamos no ponto de "se não pode com ele, junte-se a ele" em relação ao uso do celular em sala de aula. Melhor incorporar a ferramenta do que ficar brigando com os alunos. Sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é mais fácil, Luciana?? Até quando o professor vai se dar conta de que não dá mais para conter essa invasão??

      Estamos juntos nessa empreitada, né?

      Grande abraço!!!

      Excluir